"Tenho em mim todos os sonhos do mundo"
Fernando Pessoa

estudar na austrália

Uma ilha, um país, um continente

A Austrália é a maior ilha do mundo, o sexto maior país em área terrestre e a única nação que governa um continente inteiro. Há mais de 500 parques nacionais e mais de 2.700 áreas de preservação, que vão de santuários de vida selvagem a reservas aborígenes. 

Quase metade (47%) dos 24 milhões de australianos nasceram no exterior ou tem pelo menos um dos pais que nasceu no exterior, sendo que mais de 260 idiomas são falados nos lares australianos. Além do inglês, os idiomas mais comuns são mandarim, italiano, árabe, cantonês e grego.

Para além do país imenso e belo que o mundo reconhece, a Austrália oferece, também, uma qualidade de vida de nível internacional, com seis cidades entre as 40 melhores do mundo.

Terceiro destino mais popular para estudantes internacionais

Sendo um país pouco populoso, com apenas 24,5 milhões de habitantes, a Austrália reclama para si um dos lugares do pódio entre  líderes mundiais em educação, esperando ultrapassar em breve o Reino Unido como segundo destino educacional mais popular do mundo, de acordo com o Centro de Educação Superior Global da University College of London.

Com 6 universidades  entre as 100 melhores do mundo (Universidade de Melbourne, Universidade Nacional Australiana, Universidade de Sydney, Universidade de Queensland, Universidade de New South Wales e Universidade Monash), uma sociedade multicultural e um estilo de vida fantástico, a Austrália convenceu cerca de 700.000 estudantes internacionais a optar por aí prosseguirem os seus estudos. 

Das universidades australianas sairam 15 vencedores do Prémio Nobel.

Bolsas e subsídios

Há diversos subsídios e bolsas disponíveis que podem ajudar-te financeiramente com os teus estudos na Austrália. São oferecidos pelo governo australiano, instituições educacionais e diversas outras organizações públicas e particulares.

Trataremos de apurar todas as bolsas e apoios disponíveis para o teu caso concreto. Uma vez que não existe uma instituição que centralize todas as informações referentes a este domínio, este acaba por ser uma processo técnico e moroso, que assumiremos com agrado para te ajudar a cumprir o teu sonho.

Estágios

Estágios são colocações temporárias de trabalho em empresas e instituições educacionais. Estágios podem ou não ser pagos, dependendo do segmento e do tempo de duração da colocação e são uma grande oportunidade para obter experiência prática na área dos teus estudos.

Alguns dos benefícios da realização de um estágio podem incluir:

  – Contribuir para a tua formação através da obtenção de créditos dos cursos;

  – A experiência de trabalho na Austrália pode aumentar as oportunidades de encontrares trabalho similar ao voltares ao teu país;

  – Ajudar a aprimorar o teu inglês;

  – Ajudar a desenvolver uma rede de contatos profissionais que podem ser úteis para referências futuras;

  – Ganhar experiência prática na área profissional do estágio.

Há vários vistos de estudos e de trabalho que permitem que estudantes estrangeiros façam estágios na Austrália. Diferentes condições podem ser aplicadas no que diz respeito ao período do estágio, incluindo quantas horas por dia/semana  poderás estagiar e se poderás ser pago por isso. Dar-te-emos toda a informação necessária ao processo.

Estudos Preparatórios (Foundation)

Se não satisfizeres os requisitos académicos, há algumas opções para te preparares para os teus estudos no futuro. Dependendo dos teus estudos anteriores e da qualificação final que desejas estudar, podes matricular-te numa escola secundária ou nos Estudos preparatórios para a graduação chamados de “Foundation”.

Os cursos de “Foundation” são,  em geral, cursos intensivos de um ano que te darão as habilidades necessárias para ingressar num curso de graduação numa universidade ou instituição de ensino superior. Normalmente, esses estudos são divididos em áreas como estudos de negócios e científicos e oferecem várias matérias compulsórias e opcionais. Em geral, está disponível o suporte à língua inglesa.

Diversas escolas, instituições de ensino vocacional e formação profissional, bem como universidades, oferecem cursos preparatórios. Uma característica comum dos “Foundations” é que as universidades estabelecem uma vaga provisória num programa de graduação presumindo que tu vais conseguir as notas necessárias.

Trabalha, viaja e estuda na Austrália

Existe, ainda, o Programa de Trabalho nas Férias (Working Holiday Maker), que inclui o visto de Trabalho durante as Férias (Working Holiday) e o visto de Trabalho e Turismo (Work Holiday), permite que viajes e trabalhes na Austrália por um total de 12 meses e estudes na Austrália por até 4 meses.

Existem muitas vantagens em participar do programa australiano de trabalho nas férias. Eis algumas delas:

  – Podes trabalhar, viajar e estudar – tira o máximo de proveito da tua viagem à Austrália!

  – Existem muitos programas de ensino do idioma especificamente voltados para quem trabalha nas férias.

 – Podes fazer uma formação técnica e conseguir experiência profissional. Há muitos cursos de formação vocacional e técnica oferecidos por instituições públicas e privadas que teremos todo o prazer em te apresentar.