"Tenho em mim todos os sonhos do mundo"
Fernando Pessoa

Estudar na Áustria

O ensino superior austríaco

O ensino superior na Áustria une três aspectos muito importantes: um grande número de instituições de ensino superior de alta qualidade nas nove províncias federais, uma longa tradição académica e um ambiente aberto de criatividade e inovação. Em muitas áreas, as instituições austríacas obtiveram realizações notáveis ​​em nível internacional e ganharam grande reputação.

A Áustria combina uma longa tradição no ensino superior com investigação de ponta e oferece seis tipos de instituições de ensino superior:

. 22 universidades (das quais 6 Universidades das Artes, 3 Universidades Médicas e 3 Universidades Técnicas)

. 16 Universidades Particulares

. 21 Universidades de Ciências Aplicadas

. 14 Faculdades Universitárias de Formação de Professores

Universidades

As universidades austríacas têm uma variedade enorme em termos de tamanho e estrutura. Suas ofertas educacionais refletem essa diversidade. Os programas de estudo nas tradicionais universidades abrangentes de Viena, Graz, Innsbruck, Klagenfurt, Linz e Salzburgo cobrem um amplo espectro de disciplinas acadêmicas. As universidades técnicas e médicas da Áustria, por outro lado, concentram-se em uma variedade de disciplinas teóricas e aplicadas altamente especializadas. A pesquisa e o ensino são vistos como uma entidade inseparável nas universidades austríacas. Apoiados nesse princípio, todos os campos acadêmicos (Humanidades, Ciências Naturais, Direito, Ciências Sociais e Econômicas, Medicina, Tecnologia, Ciências de Minas, Recursos Naturais e Ciências da Vida Aplicadas e Medicina Veterinária) visam promover a interdisciplinaridade.

Estrutura dos programas de estudo

A maioria das universidades e universidades de ciências aplicadas oferece o seguinte:

– Programas de licenciatura, que terminam com o grau de licenciado. Créditos ECTS: pelo menos 180

– Programas de mestrado, que exigem a conclusão bem-sucedida de um programa de estudos de licenciatura e são concluídos com o grau acadêmico de mestrado. ECTS redige pelo menos 120

– Programas de doutorado / doutoramento: os estudos de doutoramento são baseados na conclusão bem-sucedida de programas tradicionais ou de mestrado e são concebidos para demonstrar a capacidade de pesquisa autónoma. Os programas de doutorado terminam com o grau de ›Doktor / em‹ ou ›PhD‹. A duração é de pelo menos três anos sem a concessão de créditos ECTS.

Programas de graduação tradicionais:

Esses programas são concluídos com o prêmio de um diploma universitário tradicional: Magistra ou Magister na maioria das disciplinas ou Diplom-Ingenieur (in) para engenheiros. Duração: 4-6 anos. (por exemplo, medicina).

Calendário académico

O ano acadêmico na Áustria, em geral, começa em 1º de outubro e termina em 30 de setembro do ano seguinte. É composto por dois semestres:

– Semestre de inverno (1 de outubro a 30 de janeiro),

– Semestre de verão (1º de março a 30 de setembro)

Também existem períodos em que não são realizadas palestras (Natal, semestre e férias de verão). Exceções a esse agendamento são possíveis; nós trataremos de informar-te quanto ao formato adotado na instituição educacional de que escolheres.

Programas de preparação para a universidade

Os Programas de Preparação para a Universidade oferecem cursos intensivos para candidatos a universidades estrangeiras, a fim de prepará-los para exames complementares prescritos pelas universidades. As instituições oferecem cursos nos seguintes:

 – Alemão como língua estrangeira

 – Inglês, matemática, física, química, biologia, história, geografia

Atenção: Só podes matricular-te num curso de alemão do Programa de Preparação para a Universidade se já tiveres sido admitido por uma universidade austríaca. Se o teu programa de estudos selecionado for realizado principalmente em alemão, é necessário provar um nível de alemão de pelo menos A2 (de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Idiomas, QECR) para ser admitido num curso de alemão do Programa de Preparação para a Universidade. Ou seja, tu precisas inicialmente de um certificado de idioma de pelo menos A2 antes de solicitar a admissão na universidade que escolheres (somente se o teu programa de estudos for realizado principalmente em alemão).

Fornecer-te-emos a informação necessária sobre quais os diplomas de idiomas que são aceites na universidade que escolheres.

Ensino superior para refugiados

Temos disponíveis informações para os refugiados que vivem na Áustria e ali desejem estudar, ou pretendam ver o seu diploma reconhecido na Áustria. Com isso, queremos apoiar as pessoas que estão no meio de um procedimento de asilo ou que já o concluíram para identificar oportunidades educacionais e tirar proveito delas.

Fornecemos informações sobre o ensino superior para:

 – Refugiados com estatuto reconhecido e pessoas que receberam proteção subsidiária

 – Requerentes de asilo e pessoas a quem foi concedida licença de permanência temporária 

Disponibilizamos a todos os refugiados informações gerais sobre o ensino superior na Áustria, opções de apoio financeiro e moradia para estudantes, bem como as informações mais recentes sobre cursos e as notícias mais relevantes.