"Tenho em mim todos os sonhos do mundo"
Fernando Pessoa

ESTUDAR NA Alemanha

O ensino na Alemanha

No semestre de inverno de 2018/19, havia na Alemanha um total de 426 instituições de ensino superior, das quais 106 eram universidades, 216 universidades de ciências aplicadas, 52 faculdades de artes e 16 universidades teológicas.  Nelas estudavam 2,8 milhões de estudantes, sendo que 1,78 milhões em universidades, 1,05 milhões em universidades de ciências aplicadas, 36.483 em faculdades de artes e 393.579 estudantes internacionais.

Aproximadamente 60% das instituições de ensino superior na Alemanha são financiadas pelo governo federal e pelos estados federais, o que significa que o órgão de financiamento é o estado. A maioria dos estudantes está matriculada nesse tipo de instituição de ensino superior e a maioria não paga propinas. O estado federal de Baden-Württemberg, no entanto, adotou recentemente propinas para estudantes internacionais de países não pertencentes à UE.

Existem também instituições de ensino superior aprovadas pelo estado, mas operadas em particular. Isso se aplica a aproximadamente 30% das instituições de ensino superior na Alemanha. A maioria delas são universidades de ciências aplicadas que são valorizadas por seus laços estreitos com a indústria e sua orientação internacional. Algumas delas, no entanto, cobram altas taxas de ensino.

Os outros 10% das instituições de ensino superior são administradas por uma das igrejas na Alemanha. Elas são aprovadas pelo estado e geralmente também são abertas a estudantes de outras denominações. Geralmente concentram-se numa área específico, como teologia, filosofia, serviço social ou educação.

Escolher a universidade certa

Os futuros alunos podem escolher entre diferentes tipos de instituições de ensino superior na Alemanha: existem universidades, universidades de ciências aplicadas, universidades particulares e universidades de educação cooperativa em muitas cidades alemãs. Todo o tipo de instituição de ensino superior possui áreas específicas de especialização.

As universidades ensinam principalmente conhecimentos teóricos e enfatizam a pesquisa. Normalmente oferecem uma ampla variedade de assuntos diferentes, mas algumas especializam-se e depois adoptam a denominação de universidades técnicas (Technische Universität, TU) ou faculdades de educação (Pädagogische Hochschule, PH). Algumas universidades, como a Hannover Medical School ou a German Sport University Cologne, até se concentram apenas numa única área.

As universidades de ciências aplicadas têm uma abordagem académica orientada para a prática, concentrando-se mais na aplicação profissional do que na teoria. A sua gama de matérias abrange áreas específicas, como tecnologia, economia, serviço social ou mídia. Nas fases práticas, os estudantes das universidades de ciências aplicadas completam estágios, fases mais longas do projeto ou semestres práticos inteiros, geralmente em empresas.

As faculdades de arte e música formam jovens artistas, como músicos, arquitetos, artistas plásticos e designers. Os requisitos de admissão incluem um talento específico que os candidatos devem demonstrar num exame de admissão. Às vezes, estudantes especialmente talentosos também podem ser admitidos sem uma qualificação para ingressar no ensino superior.

Existem, ainda, as universidades de educação corporativa, onde um programas de estudo duplo combina estudos académicos com formação vocacional ou fases práticas numa empresa. Essa pode ser uma opção interessante se preferires aprender praticando e iniciar a tua carreira rapidamente.